quarta-feira, 6 de março de 2013

Memorizando regrinhas EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - Final da página



Além de falar, é preciso saber ler, escrever e interpretar muito bem. Saiba por quê.


OrtografiaO gosto pela escrita cresce à medida que se escreve. (Erasmo de Rotterdam)
    A ortografia se caracteriza por estabelecer padrões para a forma escrita das palavras. Essa escrita está relacionada tanto a critérios etimológicos (ligados à origem das palavras) quanto fonológicos (ligados aos fonemas representados). É importante compreender que a ortografia é fruto de uma convenção. A forma de grafar as palavras é produto de acordos ortográficos que envolvem os diversos países em que a língua portuguesa é oficial. A melhor maneira de treinar a ortografia é ler, escrever e consultar o dicionário sempre que houver dúvida.
O Alfabeto
O alfabeto da língua portuguesa é formado por 26 letras. Cada letra apresenta uma forma minúscula e outra maiúscula. Veja:
a A (á)
b B (bê)
c C (cê)
d D (dê)
e E (é)
f F (efe)
g G (gê ou guê)
h H (agá)
i I (i)
j J (jota)
k K (cá)
l L (ele)
m M (eme)
n N (ene)
o O (ó)
p P (pê)
q Q (quê)
r R (erre)
s S (esse)
t T (tê)
u U (u)
v V (vê)
w W (dáblio)
x X (xis)
y Y (ípsilon)
z Z (zê)
Observação: emprega-se também o ç, que representa o fonema /s/ diante das letras: a, o, e u em determinadas palavras.
Emprego das letras K, W e Y
Utilizam-se nos seguintes casos:
a) Em antropônimos originários de outras línguas e seus derivados.
Exemplos: Kant, kantismo; Darwin, darwinismo; Taylor, taylorista.
b) Em topônimos originários de outras línguas e seus derivados.
Exemplos: Kuwait, kuwaitiano.
c) Em siglas, símbolos, e mesmo em palavras adotadas como unidades de medida de curso internacional.
Exemplos: K (Potássio), W (West), kg (quilograma), km (quilômetro), Watt.

Emprego de X e Ch
Emprega-se o  X:
1) Após um ditongo.
    Exemplos: caixa, frouxo, peixe
    Exceção: recauchutar e seus derivados
2) Após a sílaba inicial "en".
    Exemplos: enxame, enxada, enxaqueca
    Exceção: palavras iniciadas por "ch" que recebem o prefixo "en-"
      Exemplos: encharcar (de charco), enchiqueirar (de chiqueiro), encher e seus derivados (enchente, enchimento, preencher...)
3) Após a sílaba inicial "me-".
    Exemplos: mexer, mexerica, mexicano, mexilhão
    Exceção: mecha
4) Em vocábulos de origem indígena ou africana e nas palavras inglesas aportuguesadas.
    Exemplos: abacaxi, xavante, orixá, xará, xerife, xampu
5) Nas seguintes palavras:
    bexiga, bruxa, coaxar, faxina, graxa, lagartixa, lixa, lixo, puxar, rixa, oxalá, praxe, roxo, vexame, xadrez,xarope, xaxim, xícara, xale, xingar, etc.

Emprega-se o dígrafo Ch:
1) Nos seguintes vocábulos:


   Para representar o fonema /j/ na forma escrita, a grafia considerada correta é aquela que ocorre de acordo com a origem da palavra. Veja os exemplos:
    gesso: Origina-se do grego gypsos
    jipe: Origina-se do inglês jeep.
  
Emprega-se o G:
    1) Nos substantivos terminados em -agem, -igem, -ugem
      Exemplos:  barragem, miragem, viagem, origem, ferrugem
      Exceção: pajem

    2) Nas palavras terminadas em -ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio
      Exemplos: estágio, privilégio, prestígio, relógio, refúgio

    3) Nas palavras derivadas de outras que se grafam com g
      Exemplos: engessar (de gesso), massagista (de massagem), vertiginoso (de vertigem)

    4) Nos seguintes vocábulos:
      algema, auge, bege, estrangeiro, geada, gengiva, gibi, gilete, hegemonia, herege, megera, monge, rabugento, vagem.

    Emprega-se o J:
      1)  Nas formas dos verbos terminados em -jar ou -jear
        Exemplos:
        arranjar: arranjo, arranje, arranjem
        despejar:despejo, despeje, despejem
        gorjear: gorjeie, gorjeiam, gorjeando
        enferrujar: enferruje, enferrujem
        viajar: viajo, viaje, viajem

      2) Nas palavras de origem tupi, africana, árabe ou exótica
        Exemplos: biju, jiboia, canjica, pajé, jerico, manjericão, Moji

      3) Nas palavras derivadas de outras que já apresentam j
      Exemplos:
        laranja- laranjeiraloja- lojistalisonja - lisonjeadornojo- nojeira
        cereja- cerejeiravarejo- varejistarijo- enrijecerjeito- ajeitar


      4) Nos seguintes vocábulos:
        berinjela, cafajeste, jeca, jegue, majestade, jeito, jejum, laje, traje, pegajento
Emprego das Letras S e Z
Emprega-se o S:1) Nas palavras derivadas de outras que já apresentam no radicalExemplos:

    análise- analisarcatálise- catalisador
    casa- casinha, casebreliso- alisar
 2) Nos sufixos -ês e -esa, ao indicarem nacionalidade, título ou origemExemplos:
    burguês- burguesainglês- inglesa
    chinês- chinesamilanês- milanesa
 3) Nos sufixos formadores de adjetivos -ense, -oso e -osaExemplos:
    catarinensegostoso- gostosaamoroso- amorosa
    palmeirensegasoso- gasosateimoso- teimosa
 4) Nos sufixos gregos -ese, -isa, -osaExemplos:
    catequese, diocese, poetisa, profetisa, sacerdotisa, glicose, metamorfose, virose    
 5) Após ditongosExemplos:
    coisa, pouso, lousa, náusea
 6) Nas formas dos verbos pôr e querer, bem como em seus derivadosExemplos:
    pus, pôs, pusemos, puseram, pusera, pusesse, puséssemos

    quis, quisemos, quiseram, quiser, quisera, quiséssemos

    repus, repusera, repusesse, repuséssemos
 7) Nos seguintes nomes próprios personativos:
    Baltasar, Heloísa, Inês, Isabel, Luís, Luísa, Resende, Sousa, Teresa, Teresinha, Tomás
 8) Nos seguintes vocábulos:
    abuso, asilo, através, aviso, besouro, brasa, cortesia, decisão,despesa, empresa, freguesia, fusível, maisena, mesada, paisagem, paraíso, pêsames, presépio, presídio, querosene, raposa, surpresa, tesoura, usura, vaso, vigésimo, visita, etc.
Emprega-se o Z:
    1) Nas palavras derivadas de outras que já apresentam no radical
    Exemplos:
      deslize- deslizarrazão- razoávelvazio- esvaziar
      raiz- enraizarcruz-cruzeiro


    2) Nos sufixos -ez, -eza, ao formarem substantivos abstratos a partir de adjetivos
    Exemplos:
      inválido- invalidezlimpo-limpezamacio- maciezrígido- rigidez
      frio- friezanobre- nobrezapobre-pobrezasurdo- surdez


    3) Nos sufixos -izar, ao formar verbos e -ização, ao formar substantivos
    Exemplos:
      civilizar- civilizaçãohospitalizar- hospitalização
      colonizar- colonizaçãorealizar- realização


    4) Nos derivados em -zal, -zeiro, -zinho, -zinha, -zito, -zita
    Exemplos:
      cafezal, cafezeiro, cafezinho, arvorezinha, cãozito, avezita


    5) Nos seguintes vocábulos:
      azar, azeite, azedo, amizade, buzina, bazar, catequizar, chafariz, cicatriz, coalizão, cuscuz, proeza, vizinho, xadrez, verniz, etc.


    6) Nos vocábulos homófonos, estabelecendo distinção no contraste entre o S e o Z
    Exemplos:
      cozer (cozinhar) e coser (costurar)
      prezar( ter em consideração) e presar (prender)
      traz (forma do verbo trazer) e trás (parte posterior)


    Obsevação: em muitas palavras, a letra X soa como Z. Veja os exemplos:

    exameexatoexaustoexemploexistirexóticoinexorável








      

Emprego de S, Ç, X e dos Dígrafos Sc, Sç, Ss, Xc, Xs
Existem diversas formas para a representação do fonema /S/. Observe:
    Emprega-se o S:
    Nos substantivos derivados de verbos terminados em "andir","ender",   "verter" e "pelir"
    Exemplos:
      expandir- expansãopretender- pretensãoverter- versãoexpelir- expulsão
      estender- extensãosuspender- suspensãoconverter - conversãorepelir- repulsão

    Emprega-se Ç:
    Nos substantivos derivados dos verbos "ter" e "torcer"
    Exemplos:
      ater- atençãotorcer- torção
      deter- detençãodistorcer-distorção
      manter- manutençãocontorcer- contorção


    Emprega-se o X:
    Em alguns casos, a letra soa como Ss
    Exemplos:
      auxílio, expectativa, experto, extroversão, sexta, sintaxe, texto, trouxe


    Emprega-se Sc:
    Nos termos eruditos
    Exemplos:
      acréscimo, ascensorista, consciência, descender, discente, fascículo, fascínio, imprescindível, miscigenação, miscível, plebiscito, rescisão, seiscentos, transcender, etc.


    Emprega-se :
    Na conjugação de alguns verbos
    Exemplos:
      nascer- nao, naa
      crescer- creo, crea
      descer- deo, dea


    Emprega-se  Ss:
    Nos substantivos derivados de verbos terminados em "gredir", "mitir", "ceder" e "cutir"
    Exemplos:
      agredir- agressãodemitir- demissão   ceder- cessãodiscutir- discussão
      progredir- progressãotransmitir- transmissãoexceder- excessorepercutir- repercussão


    Emprega-se o Xc e o Xs:
    Em dígrafos que soam como Ss
    Exemplos:
      exceção, excêntrico, excedente, excepcional, exsudar


Observações sobre o uso da letra X
1) O X pode representar os seguintes fonemas:
    /ch/ - xarope, vexame
    /cs/ - axila, nexo
    /z/ - exame, exílio
    /ss/ - máximo, próximo
    /s/ - texto, extenso
2) Não soa nos grupos internos -xce- e -xci-
    Exemplos: excelente, excitar

Emprego das letras E e I
Na língua falada, a distinção entre as vogais átonas /e/ e /i / pode não ser nítida. Observe:
Emprega-se o E:
1) Em sílabas finais dos verbos terminados em -oar, -uar
    Exemplos:
    magoar - magoe, magoes
    continuar- continue, continues
2) Em palavras formadas com o prefixo ante- (antes, anterior)
    Exemplos: antebraço, antecipar
3) Nos seguintes vocábulos:
    cadeado, confete, disenteria, empecilho, irrequieto, mexerico, orquídea, etc.

Emprega-se o :
1) Em sílabas finais dos verbos terminados em -air, -oer, -uir
    Exemplos:
    cair- cai
    doer- dói
    influir- influi
2) Em palavras formadas com o prefixo anti- (contra)
    Exemplos:
    Anticristo, antitetânico
3) Nos seguintes vocábulos:
    aborígine, artimanha, chefiar, digladiar, penicilina, privilégio, etc.



Emprego das letras O e U
Emprega-se o O/U:
    A oposição o/u é responsável pela diferença de significado de algumas palavras. Veja os exemplos:
    comprimento (extensão) e cumprimento (saudação, realização)
    soar (emitir som) e suar (transpirar)
      Grafam-se com a letra O: bolacha, bússola, costume,  moleque.
      Grafam-se com a letra U: camundongo, jabuti, Manuel, tábua

Emprego da letra H
Esta letra, em início ou fim de palavras, não tem valor fonético. Conservou-se apenas como símbolo, por força da etimologia e da tradição escrita. A palavra  hoje, por exemplo, grafa-se desta forma devido a sua origem na forma latina hodie.
    Emprega-se o H:
    1) Inicial, quando etimológico
      Exemplos: hábito, hesitar, homologar, Horácio
    2) Medial, como integrante dos dígrafos ch, lh, nh
      Exemplos: flecha, telha, companhia
    3) Final e inicial, em certas interjeições
      Exemplos: ah!, ih!, eh!, oh!, hem?, hum!, etc.
    4) Em compostos unidos por hífen, no início do segundo elemento, se etimológico
      Exemplos: anti-higiênico, pré-histórico, super-homem, etc.

    Observações:
    1) No substantivo Bahia, o "h" sobrevive por tradição. Note que nos substantivos derivados comobaianobaianada ou baianinha ele não é utilizado.
    2) Os vocábulos ervaEspanha e inverno não possuem a letra "h" na sua composição. No entanto, seus derivados eruditos sempre são grafados com hVeja:
      herbívoro, hispânicohibernal.
Emprego das Iniciais Maiúsculas e Minúsculas
1) Utiliza-se inicial maiúscula:
a) No começo de um período, verso ou citação direta.
    Exemplos:
      Disse o Padre Antonio Vieira: "Estar com Cristo em qualquer lugar, ainda que seja no inferno, é estar no Paraíso."
      "Auriverde pendão de minha terra,
      Que a brisa do Brasil beija e balança,
      Estandarte que à luz do sol encerra
      As promessas divinas da Esperança…"
      (Castro Alves)
    Observações:
    - No início dos versos que não abrem período, é facultativo o uso da letra maiúscula.
    Por Exemplo:
      "Aqui, sim, no meu cantinho,
      vendo rir-me o candeeiro,
      gozo o bem de estar sozinho
      e esquecer o mundo inteiro."
    - Depois de dois pontos, não se tratando de citação direta, usa-se letra minúscula.
    Por Exemplo:
      "Chegam os magos do Oriente, com suas dádivas: ouro, incenso, mirra." (Manuel Bandeira)
b) Nos antropônimos, reais ou fictícios.
Exemplos:Pedro Silva, Cinderela, D. Quixote.
c) Nos topônimos, reais ou fictícios.
Exemplos: Rio de Janeiro, Rússia, Macondo.
d) Nos nomes mitológicos.
Exemplos: 
Dionísio, Netuno.
e) Nos nomes de festas e festividades.
Exemplos:Natal, Páscoa, Ramadã.
f) Em siglas, símbolos ou abreviaturas internacionais.
Exemplos: ONU, Sr., V. Ex.ª.
g) Nos nomes que designam altos conceitos religiosos, políticos ou nacionalistas.
Exemplos:
Igreja (Católica, Apostólica, Romana), Estado, Nação, Pátria, União, etc.
Observação: esses nomes escrevem-se com inicial minúscula quando são empregados em sentido geral ou indeterminado.
Exemplo:
Todos amam sua pátria.
Emprego FACULTATIVO de letra maiúscula:
a) Nos nomes de logradouros públicos, templos e edifícios.
Exemplos:

Rua da Liberdade ou rua da Liberdade
Igreja do Rosário ou igreja do Rosário
Edifício Azevedo ou edifício Azevedo

2) Utiliza-se inicial minúscula:
a) Em todos os vocábulos da língua, nos usos correntes.
Exemplos: carro, flor, boneca, menino, porta, etc.
b) Nos nomes de meses, estações do ano e dias da semana.
    Exemplos:janeiro, julho, dezembro, etc.
    segunda, sexta, domingo, etc.
    primavera, verão, outono, inverno
    c) Nos pontos cardeais.
    Exemplos:Percorri o país de norte a sul e de leste a oeste.
    Estes são os pontos colaterais: nordeste, noroeste, sudeste, sudoeste.
    Observação: quando empregados em sua forma absoluta, os pontos cardeais são grafados com letra maiúscula.
    Exemplos:
    Nordeste (região do Brasil)
    Ocidente (europeu)
    Oriente (asiático)
      Lembre-se:
      Depois de dois-pontos, não se tratando de citação direta, usa-se letra minúscula.
      Exemplo:
        "Chegam os magos do Oriente, com suas dádivas:ouro, incenso, mirra." (Manuel Bandeira)

    Emprego FACULTATIVO de letra minúscula:
    a) Nos vocábulos que compõem uma citação bibliográfica.
    Exemplos:Crime e Castigo ou Crime e castigo
    Grande Sertão: Veredas ou Grande sertão: veredas
    Em Busca do Tempo Perdido ou Em busca do tempo perdido

    b) Nas formas de tratamento e reverência, bem como em nomes sagrados e que designam crenças religiosas.
    Exemplos:Governador Mário Covas ou governador Mário Covas 
    Papa João Paulo II ou papa João Paulo II
    Excelentíssimo Senhor Reitor ou excelentíssimo senhor reitor
    Santa Maria ou santa Maria.

    c) Nos nomes que designam domínios de saber, cursos e disciplinas.
    Exemplos:Português ou português
    Línguas e Literaturas Modernas ou línguas e literaturas modernas
    História do Brasil ou história do Brasil
    Arquitetura ou arquitetura


Notações Léxicas
Para representar os fonemas, muitas vezes há necessidade de recorrer a sinais gráficos denominados notações léxicas.
Emprego do Til
    Til ( ~ )
    O til sobrepõe-se sobre as letras a e o para indicar vogal nasal.
    Pode aparecer em sílaba:
      Tônica: balão, corações, maçã
      Pretônica: balõezinhos, grã-fino
      Átona: órgão, bençãos

    Outros Exemplos:
      Capitães, limão, mamão, bobão, chorão, devoções, põem, etc.

    Observação:
    Se a sílaba onde figura o til for átona, acentua-se graficamente a sílaba predominante.
      Por Exemplo: Órfãos, acórdão
Emprego do Apóstrofo
    Apóstrofo ( ´ )
    O uso deste sinal gráfico pode:
    a) Indicar a supressão de uma vogal nos versos, por exigências métricas. Ocorre principalmente entre poetas portugueses
    Exemplos:
      esp´rança (esperança)
      minh'alma (minha alma)
      'stamos (estamos)

    b) Reproduzir certas pronúncias populares
    Exemplos:
      Olh'ele aí...(Guimarães Rosa)
      Não s'enxerga, enxerido! (Peregrino Jr.)

    c) Indicar a supressão da vogal da preposição de em certas palavras compostas
    Exemplos:
      copo d´água, estrela d'alva, caixa d'água


Veja abaixo o quadro-resumo:

FormaEmpregoExemplos
Por queEm frases interrogativas (diretas e indiretas)Em substituição à expressão "pelo qual" (e suas variações)Por que ele chorou? (interrogativa direta)
Digam-me por que ele chorou. (interrogativa indireta)
Os bairros por que passamos eram sujos.(por que = pelos quais)
Por quêNo final de frasesEles estão revoltados por quê?
Ele não veio não sei por quê.
PorqueEm frases afirmativas e em respostasNão fui à festa porque choveu.
PorquêComo substantivoTodos sabem o porquê de seu medo.




    Reforma Ortográfica: Maiúscula e minúscula
    A letra minúscula inicial é usada:




    01) Nos nomes dos dias, meses, estações do ano:



    segunda-feira; outubro; primavera.



    02) Nos usos de fulano, sicrano, beltrano.



    03) Nos pontos cardeais (mas não nas suas abreviaturas): 



    Norte (N), sul (S), leste (L ou E), oeste (O ou W)



    04) Nas formas corteses de tratamento e títulos honoríficos:



    O senhor doutor João Bento

    O bacharel Cláudio Abujanra

    O cardeal João de Arruda





    A letra maiúscula inicial é usada:



    01) Nos nomes de pessoas, reais ou fictícios, ou de seres mitológicos:



    Pedro Marques; Branca de Neve; D. Quixote; Netuno.



    02) Nos nomes próprios de lugares, reais ou fictícios:



    Lisboa, Luanda, Maputo, Rio de Janeiro, Londrina; Atlântida. 




    03) Nos nomes que designam instituições:



    Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 



    04) Nos nomes de festas e festividades:



    Natal, Páscoa, Ramadão, Todos os Santos. 

    Obs.: O substantivo carnaval escreve-se com minúscula.



    05) Nos títulos de jornais, revistas e publicações periódicas, que devem ser escritos em itálico:



    Folha de Londrina, O Estado de São Paulo , Gazeta do Povo, Zero Hora.



    06) Nos pontos cardeais ou equivalentes, quando empregados absolutamente:



    O Nordeste (por "nordeste do Brasil") tem-se desenvolvido muito nos últimos anos.



    07) Em siglas, símbolos ou abreviaturas internacionais ou nacionais, com maiúsculas iniciais ou mediais ou finais ou o todo em maiúsculas: 




    FAO, ONU; H2O, Sr., V. Exª. 




    Usa-se maiúscula ou minúscula, facultativamente:




    01) Nos nomes de obras literárias:

    O primeiro elemento deve ser escrito com inicial maiúscula; os demais vocábulos podem ser escritos com minúscula ou com maiúscula, facultativamente, salvo nos nomes próprios nele contidos, que devem ser escritos com as iniciais maiúsculas, tudo em itálico, quando escrito em computador, ou entre aspas quando manuscrito:



    Menino de engenho (ou Menino de Engenho)


    Memórias póstumas de Brás Cubas (ou Memórias Póstumas de Brás Cubas)



    02) Nas expressões de reverência e nos hagiônimos (palavras sagradas e nomes próprios referentes a crenças de qualquer religião):



    A santa Gertrudes (ou A Santa Gertrudes)



    03) Nos nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas:



    português (ou Português), matemática (ou Matemática); línguas e literaturas modernas (ouLínguas e Literaturas Modernas). 



    04) Em inicio de versos e em nomes de logradouros públicos, de templos e de edifícios: 



    A rua Cassiano Ricardo (ou A Rua Cassiano Ricardo), 


    O largo do Carmo (ou O Largo do Carmo),

    A igreja da Glória (ou A Igreja da Glória),

    O palácio do Alvorada (ou O Palácio do Alvorada),

    O edifício Independência (ou o Edifício Independência).


    RESUMINDO:

    A letra minúscula inicial é usada em:


    a) nomes de dias, meses, estações do ano: sexta-feira, junho, verão.
    b) pontos cardeais (mas não nas suas abreviaturas): norte, sul, leste, oeste.
    c) senhor doutor Ney Fayet, bacharel Vinícius Machado, santa Filomena (opcionalmente, também com maiúscula).
    d) nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas: português (ou Português), matemática (ou Matemática); línguas e literaturas modernas (ou Línguas e Literaturas Modernas) (opcionalmente, também com maiúscula).


    A letra maiúscula inicial é usada em:
    a) antropônimos, reais ou fictícios: Branca de Neve, D. Quixote, Sancho Pança.
    b) topônimos, reais ou fictícios: Lisboa, Luanda, Maputo, Rio de Janeiro, Atlântida, Hespéria.
    c) nomes de seres antropomorfizados ou mitológicos: Adamastor, Édipo, Electra.
    d) nomes que designam instituições: Instituto de Letras.
    e) nomes de festas e festividades: Natal, Páscoa, Ramadão.
    f) títulos de periódicos, que retêm o itálico: Correio do Povo, Zero Hora, O Estado de São Paulo, Veja, IstoÉ.
    g) pontos cardeais ou equivalentes, quando empregados absolutamente: Nordeste, por nordeste do Brasil, Norte, por norte de Portugal, Ocidente, por ocidente europeu, Oriente, por oriente asiático.
    h) siglas, símbolos ou abreviaturas internacionais ou nacionalmente reguladas com maiúsculas, iniciais ou mediais ou finais ou o todo em maiúsculas: FAO, NATO, ONU; H­2O, Sr., V. Ex.ª.
    i) Opcionalmente, em palavras usadas reverencialmente, aulicamente ou hierarquicamente, em início de versos, em categorizações de logradouros públicos (rua ou Rua da Liberdade, largo ou Largo dos Leões, de templos (igreja ou Igreja do Bonfim, templo ou Templo do Apostolado Positivista), de edifícios (palácio ou Palácio da Cultura, edifício ou Edifício Azevedo Cunha).


    Obs.: As disposições sobre os usos das minúsculas e maiúsculas não obstam a que obras especializadas observem regras próprias, provindas de códigos ou normalizações específicas (terminologias antropológica, geológica, bibliológica, botânica, zoológica, etc.), promanadas de entidades científicas ou normalizadoras, reconhecidas internacionalmente.

    Segue abaixo um resumo das observações feitas (regrinhas) sobre o uso do CÇSSS e X. Quando eles tiverem o mesmo som (fonema). Isto é, quando tiverem o som de /s/.
    No próximo post há um quadro com dicas de quando usar SZ ou X em palavras com som de /z/. A exemplo de Zero, Rosa, Exemplo. Todas com som de /z/, porém são escrita com letras diferentes, uma "z" outra com "r" e outra ainda com "s"
    Qualquer observação, avise-nos!

    Confira o quadro abaixo

    Use "C"Exemplos
    Antes de "e" "i"Cedo, parecido, falecer


    Use o "Ç"Exemplos
    Antes de "a", "o" e "u"Faço, cabeça, açúcar
    Em palavras derivadas de vocábulos terminados em TODe intento escrevemos intenção
    canto, canção
    exceto, exceção
    junto, junção
    Em palavras referentes a verbos derivados de TER terminadas em TENÇÃO.De deter escrevemos detenção.
    reter, retenção
    conter, contenção
    Em palavras derivadas de vocábulos terminados em TORDe infrator escrevemos infração
    trator, tração
    redator, redação
    setor, seção
    Em palavras derivadas de vocábulos terminados em TIVODe introspectivo escrevemos introspecção
    relativo, relação
    ativo, ação
    intuitivo, intuição
    Em palavras derivadas de verbos dos quais se retira a desinência RDe reeducar escrevemos reeducação
    De importar, importação
    repartir, repartição
    fundir, fundição
    Após ditongo quando houver som de s.Ressurreição,
    Paiçandu,
    Perfeição


    Use "S"Exemplos
    Em palavras derivadas de verbos terminados em NDIR ou NDERExpansão de expandirFusão de fundirConfusão de confundir
    De ascender escrevemos ascensãoDe pretender, pretensão e pretensiosoDe defender, defesa e defensivoDe compreendercompreensãoRepreensão de repreender
    Usa-se s em palavras derivadas de verbos terminados em ERTER ou ERTIRDe inverter escrevemos inversão
    converter, conversão
    perverter, perversão
    divertir, diversão
    Usa-se s em palavras derivadas de verbos terminados em CORRER ou PELIRDe concorrer escrevemos concurso
    discorrer, discurso
    expelir, expulso e expulsão
    compelir, compulsório
    Usa-se s na conjugação dos verbos PÔR, QUERER, USARele pôs
    ele quis
    ele usou
    As palavras terminadas em ÊS e ESAsquando indicarem nacionalidade, títulos ou nomes própriosserão escritas comChinês, Francês, Inglês
    Burgues burguesa, condesa, baronesa, Camponês e camponesa.
    Marisa e Teresa.

    Use "SS"Exemplos
    Em palavras derivadas de formas verbais com radical cedDe ceder escrevemos cessão e concessão (atos de ceder).
    De interceder escrevemos intercessão.
    De exceder, excesso; E de aceder, acesso

    Use "X"Exemplos
    Em algumas palavras o fonema /S/, ainda, é escrito com X:Experiência, experto, auxílio, expiar, extrovertido, sexta, sintaxe, extrovertido, trouxe, têxtil, expirar e expor.
    Veja o quadro resumido
    Use o "J"Exemplos
    Nas palavras derivadas
    dos verbos terminados em -JAR
    viajar (viajo, viaje, viajem, viajamos)
    enferrujar (enferrujou, enferrujem)
    arranjar (arranjei, arranje)
    trajar (traje, eu trajei).
    encorajar (que eles encorajem)
    viajar (que eles viajem)
    Nas palavras derivadas de outras terminadas em -JA.gorjeta de gorja;
    laranjeira de laranja;
    cerejeira de cereja;
    lisonjear de lisonja;
    lojista de loja;
    enrijecer de rijo;
    sarjeta de sarja;
    canja de canjica
    Nas palavras de origem Tupi, Africana, exóticas e até Árabesjibóia, pajé, jaú, jirau, canjica (africana), manjericão (árabe), aljazira, jeca
    jiló pajé.
    Ainda se escrevem com j, porém sem uma ordem, as palavras:Berinjela, cafajeste, granja, jejum, o famoso jeito, hoje, jiló, laje, traje, trajeto, projeto, objeto e outras.

    Use o "G"Exemplos
    Nos substantivos terminados em
    agemigemugem,
    Agiotagem, aragem, barragem,
    contagem, coragem, ferragem, garagem, malandragem, origem, miragem, viagem e viadagem, etc. Exceção: pajem e lambujem.
    Nas palavras terminadas em
    ágioégioígioógioúgio
    Adágio, contágio, estágio, pedágio, colégio, litigio, prestígio, refúgio, relógio etc.
    Se escrevem ainda com g, porém por diversos outros motivos filológicosAlgema, aborígine, argila, auge, bege, cogitar, faringe, fugir, gengiva, gengibre, gibi, gesto,
    Observe que a letra g representando o fonena /ʒ/ aparece apenas diante das letras "e" e "i"Em todos os exemplos acima.

    O S e o SS – quando devemos 

    utilizá-los?


    Caso fôssemos analisar o som representado por algumas sílabas das palavras sala/sapato/ caçar / assado, a conclusão a que iríamos chegar é que todas, em termos sonoros, são idênticas. Porém, como sabemos, não é pelo fato de se constituírem dessa característica que são grafadas da mesma forma. E certamente você sabe por que, não é verdade? 

    Claro! Para cada caso há uma regra específica. Lembra-se da letra “Z”? Com o “s” e “ss” não é diferente. Alguma vez você já esteve cercado(a) de dúvidas no momento de empregá-los? No caso de uma resposta afirmativa, não se preocupe, pois iremos nos tornar verdadeiros gênios no assunto, já que somente assim isso nunca mais ocorrerá. Então, vejamos: 

    Quando empregarmos o “S”: 

    * Nos sufixos – oso e –osa, quando estes formam adjetivos. apetitoso
    bondoso
    carinhosa
    pomposo...
    Observação à qual devemos estar sempre atentos: 
    Quando falamos em sufixos, logo precisamos saber que eles fazem parte das terminações de algumas palavras. Como, por exemplo, a palavra bondoso: temos o radical “bond” – representando a parte que não muda, e temos também o sufixo “-oso” e “-osa”, que representam estas terminações. 

    * Nos sufixos –esa e –isa, quando formam palavras do gênero feminino.duquesa
    marquesa
    poetisa
    profetisa...
    * Depois de ditongos. coisa (encontro de uma vogal + uma semivogal)
    lousa (encontro de uma vogal + uma semivogal)
    * Na conjugação dos verbos pôr, querer e usar.
    Ele pôs
    Ele quis
    Ele usa
    * Em palavras terminadas em ASE, ESE, ISE, OSE.base
    frase
    tese
    crise
    lactose...
    * Em palavras derivadas de verbos terminados em “ERTER” ou “ERTIR”.converter – conversão
    inverter – inversão
    divertir – diversão...

    O que muda com as novas regras ortográficas ?

    Alfabeto

    Nova Regra
    O alfabeto será formado por 26 letras
    Como era
    As letras “k”, “w” e “y” não são consideradas integrantes do alfabeto
    Como é
    Essas letras serão usadas em unidades de medida, nomes próprios, palavras estrangeiras e outras palavras em geral. Exemplos: km, kg, watt, playground, William, Kafka, kafkiano.

    Trema

    Nova regra
    Não existirá mais o trema na língua portuguesa. Será mantido apenas em casos de nomes estrangeiros. Exemplo: Muller, mülleriano.
    Como era
    Agüentar, conseqüência, cinqüenta, freqüência, tranqüilo, lingüiça, bilíngüe.
    Como é
    Aguentar, consequência, cinquenta, frequência, tranquilo, linguiça, bilíngue.

    Hiato

    Nova regra
    Os hiatos “oo” e “ee” não serão mais acentuados
    Como era
    enjôo, vôo, perdôo, abençôo, povôo, crêem, dêem, lêem, vêem, relêem
    Como é
    enjoo, voo, perdoo, abençoo, povoo, creem, deem, leem, veem, releem

    Acentuação – ditongos “ei” e “oi”

    Nova regra
    Os ditongos abertos “ei” e “oi” não serão mais acentuados em palavras paroxítonas
    Como era
    Assembléia, platéia, idéia, colméia, boléia, Coréia, bóia, paranóia, jibóia, apóio, heróico, paranóico
    Como é
    Assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, Coreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico.
    Obs: Nos ditongos abertos de palavras oxítonas terminadas em éi, éu e ói e monossílabas o acento continua: herói, constrói, dói, anéis, papéis, troféu, céu, chapéu.

    Acentuação – “i” e “u” formando hiato

    Nova regra
    Não se acentuarão mais “i” e “u” tônicos formando hiato quando vierem depois de ditongo
    Como era
    baiúca, boiúna, feiúra, feiúme, bocaiúva
    Como é
    baiuca, boiuna, feiura, feiume, bocaiuva
    Obs 1: Se a palavra for oxítona e o “i” ou “u” estiverem em posição final o acento permanece: tuiuiú, Piauí.
    Obs 2: Nos demais “i” e “u” tônicos, formando hiato, o acento continua. Exemplo: saúde, saída, gaúcho.

    Palavras homônimas

    Nova regra
    Não existirá mais o acento diferencial em palavras homônimas (grafia igual, som e sentido diferentes)
    Como era
    Pára/para, péla/pela, pêlo/pelo, pêra/pera, pólo/polo
    Como é
    para, pela, pelo, pera, polo
    Obs 1: O acento diferencial ainda permanece no verbo poder (pôde, quando usado no passado) e no verbo pôr (para diferenciar da preposição por).
    Obs 2: É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Exemplo: Qual é a forma da fôrma do bolo?

    Hífen – “r” e “s”

    Nova regra
    O hífen não será mais utilizado em prefixos terminados em vogal seguida de palavras iniciadas com “r” ou “s”. Nesse caso, essas letras deverão ser duplicadas.
    Como era
    ante-sala, auto-retrato, anti-social, anti-rugas, arqui-rival, auto-regulamentação, auto-sugestão, contra-senso, contra-regra, contra-senha, extra-regimento, infra-som, ultra-sonografia, semi-real, supra-renal.
    Como é
    antessala, autorretrato, antissocial, antirrugas, arquirrival, autorregulamentação, autossugestão, contrassenso, contrarregra, contrassenha, extrarregimento, infrassom, ultrassonografia, semirreal, suprarrenal.

    Hífen – mesma vogal

    Nova Regra
    O hífen será utilizado quando o prefixo terminar com uma vogal e a segunda palavra começar com a mesma vogal.
    Como era
    antiibérico, antiinflamatório, antiinflacionário, antiimperialista, arquiinimigo, arquiirmandade, microondas, microônibus.
    Como é
    anti-ibérico, anti-inflamatório, anti-inflacionário, anti-imperialista, arqui-inimigo, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-ônibus.

    Hífen – vogais diferentes

    Nova regra
    O hífen não será utilizado quando o prefixo terminar em vogal diferente da que inicia a segunda palavra.
    Como era
    auto-afirmação, auto-ajuda, auto-aprendizagem, auto-escola, auto-estrada, auto-instrução, co-autor, contra-exemplo, contra-indicação, contra-ordem, extra-escolar, extra-oficial, infra-estrutura, intra-ocular, intra-uterino, neo-expressionista, neo-imperialista, semi-aberto, semi-árido, semi-automático
    Como é
    autoafirmação, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, coautor, contraexemplo, contraindicação, contraordem, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intraocular, intrauterino, neoexpressionista, neoimperialista, semiaberto, semiárido, semiautomático.
    Obs: A regra não se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por h: anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, semi-herbáceo.
    Fonte: professora de português da Central de Concursos

    Regras dos “porque, porquê, por que e por quê”, em português


    Português é uma das línguas mais complicadas do mundo, tire suas dúvidas sobre a colocação e todas as variações dos “Porquês” nas frases:
    Por que - utiliza-se quando se faz uma pergunta.
    Ex: Por que você não leu a revista?
    Por quê - utiliza-se numa pergunta quando o por quê fica no final da frase.
    Ex: Você foi embora por quê?
    Porque – quando se explica alguma coisa.
    Ex: Eu estou perguntando isto, porque eu não sei.
    Porquê – quando funciona como um substantivo.
    Ex: Eu quero saber o porquê das coisas.
    ATUALIZAÇÃO: Muita gente está com dúvida nessa explicação, então resolvi colocar uma explicação mais detalhada, veja abaixo:
    Porquê 
    Por ser um substantivo, só pode ser usado quando precedido de artigo definido (o, a, os, as), pronome adjetivo (meu, este, esse, aquele) ou numeral (um, dois, três)
    Exemplos:
    • Não sei o porquê de tanta confusão com os porquês.
    • Este porquê é um substantivo.
    • Quantos porquês existem na Língua Portuguesa?
    • Existem quatro porquês.
    Por quê
    Sempre que aparecer no final de uma frase. Uma outra maneira de entender é lembrar que antes de pontuação, o quê recebe o acento.
    Exemplos:
    • Por quê?
    • Você nem sabe por quê.
    • Você está rindo de quê?
    Por que
    Usamos a forma por que sempre que houver junção da preposição por com o pronome interrogativo que. Em outras palavras, pode-se dizer que por que é usando quando podemos trocá-lo por por qual razão, por qual motivopelo qualpelos quaispor qual.
    Exemplos:
    • Por que você quer saber?
    • Por que você quer ir lá?
    • Você nem sabe por que ela fez isso.
    Porque
    Usamos porque quando a expressão for uma explicação ou causa (pois, uma vez que).
    Exemplos:
    • Não vim trabalhar porque estava doente.
    • Por que você estuda? Porque gosto de aprender.
    • Porque a vida não é fácil para ninguém.



    Regras de Acentuação Gráfica

    Monossílabos
      Os monossílabos, conforme a intensidade com que se proferem, podem ser tônicos ou átonos.
    Monossílabos Tônicos
       Possuem autonomia fonética, sendo proferidos fortemente na frase onde aparecem. Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em:
      a(s): lá, cá
      e(s): pé, mês
      o(s): só, pó, nós, pôs
    Monossílabos Átonos
      Não possuem autonomia fonética, sendo proferidos fracamente, como se fossem sílabas átonas do vocábulo a que se apoiam.
    Exemplos:
      o(s), a(s), um, uns, me, te, se, lhe nos, de, em, e, que, etc.
    Observações:
    1) Os monossílabos átonos são palavras vazias de sentido, vindo representados por artigos, pronomes oblíquos, elementos de ligação (preposições, conjunções).
    2) Há monossílabos que são tônicos numa frase e átonos em outras.
    Exemplos:
    Você trouxe sua mochila para quê? (tônico) / Que tem dentro da sua mochila? (átono)
    Há sempre um mas para questionar. (tônico) / Eu sei seu nome, mas não me recordo agora. (átono)
    Saiba que:
       Muitos verbos, ao se combinarem com pronomes oblíquos, produzem formas oxítonas ou monossilábicas que devem ser acentuadas por acabarem assumindo alguma das terminações contidas nas regras. Exemplos:
      beijar + a = beijá-lafez + o = fê-lo
      dar + as = dá-lasfazer + o = fazê-lo

    Acento de Insistência
       Sentimentos fortes (emoção, alegria, raiva, medo) ou a simples necessidade de enfatizar uma ideia podem levar o falante a emitir a sílaba tônica ou a primeira sílaba de certas palavras com uma intensidade e duração além do normal. 
    Exemplos:
    Está muuuuito frio hoje!
    Deve haver equilíbrio entre exportação e importação.




       Baseiam-se na constatação de que, em nossa língua, as palavras mais numerosas são as paroxítonas, seguidas pelas oxítonas. A maioria das paroxítonas termina em -a, -e, -o, -em, podendo ou não ser seguidas de "s". Essas paroxítonas, por serem maioria, não são acentuadas graficamente. Já as proparoxítonas, por serem pouco numerosas, são sempre acentuadas.
    Proparoxítonas
    Sílaba tônica: antepenúltima
    As proparoxítonas são todas acentuadas graficamente. Exemplos:
      trágico, patico, árvore

    Paroxítonas
    Sílaba tônica: penúltima
    Acentuam-se as paroxítonas terminadas em:
    lcil
    nlen
    rcaver
    psceps
    xrax
    usrus
    i, isri, pis
    om, onsiândom, íons
    um, unsálbum, álbuns
    ã(s), ão(s)órfã, órfãs, órfão, órfãos
    ditongo oral (seguido ou não de s)quei, túneis

    Observações:
    1) As paroxítonas terminadas em "n" são acentuadas (hífen), mas as que terminam em "ens", não. (hifens, jovens)
    2) Não são acentuados os prefixos terminados em "i "e "r". (semi, super)
    3)  Acentuam-se as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes: ea(s), oa(s), eo(s), ua(s), ia(s), ue(s), ie(s), uo(s),io(s).
    Exemplos:
      várzea, mágoa, óleo, régua, férias, tênue, cárie, ingênuo, início

    Oxítonas
    Sílaba tônica: última
    Acentuam-se as oxítonas terminadas em:

      a(s):sofá, sofás
      e(s):jacaré, vocês
      o(s):paletó, avós
      em, ens:ninguém, armazéns



    Regras Especiais
    Além das regras fundamentais, há um conjunto de regras destinadas a pôr em evidência alguns detalhes sonoros das palavras. Observe:
    Ditongos Abertos
    Os ditongos éi, éu e ói, sempre que tiverem pronúncia aberta em palavras oxítonas (éi e não êi), são acentuados. Veja:
      éi (s):anéis, fiéis, papéis
      éu (s):troféu, céus
      ói (s): herói, constrói, caubóis
    Obs.: os ditongos abertos ocorridos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.
    Exemplos: assembleia, boia, colmeia, Coreia, estreia, heroico, ideia, jiboia, joia, paranoia, plateia, etc.
    Atenção:  a palavra destróier é acentuada por ser uma paroxítona terminada em "r" (e não por possuir ditongo aberto "ói").


    Hiatos
    Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh".
    Exemplos:
      sa - í - dae - go - ís -mosa - ú - de
    Não se acentuam, portanto, hiatos como os das palavras:
      ju - izra - izru - imca - ir
    Razão:  -i ou -u não estão sozinhos nem acompanhados de -s na sílaba.

    Observação: cabe esclarecer que existem hiatos acentuados não por serem hiatos, mas por outras razões. Veja os exemplos abaixo:

      ja-ó: oxítona terminada em "o".
    Verbos Ter e VirAcentua-se com circunflexo a 3ª pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos ter e vir, bem como nos seus compostos (deter, conterreter, advirconvirintervir, etc.). Veja:
    Ele temEles têm
    Ela vemElas vêm
    Ele retémEles retêm
    Ele intervémEles intervêm
    Obs.: nos verbos compostos de ter e vir, o acento ocorre obrigatoriamente, mesmo no singular. Distingue-se o plural do singular mudando o acento de agudo para circunflexo:
      ele detém -eles detêm
      ele advém -eles advêm.
     Acento Diferencial   Na língua escrita, existem dois casos em que os acentos são utilizados para diferenciar palavras homógrafas (de mesma grafia). Veja:a) pôde / podePôde é a forma do pretérito perfeito do indicativo do verbo poder. Pode é a forma do presente do indicativo. Exemplos:
      O ladrão pôde fugir. 
      O ladrão pode fugir.
    b) pôr / porPôr é verbo e por é preposição. Exemplos:
      Você deve pôr o livro aqui. 
      Não vá por aí!
     
      Saiba que:
      Para acentuar as formas verbais com pronome oblíquo em ênclise (depois do verbo) ou mesóclise (no meio do verbo), cada elemento deve ser considerado como uma palavra independente. Observe:
     Acento GraveO acento grave usa-se exclusivamente para indicar a crase da preposição "a" com os artigos a, as e com os demonstrativos  a, as, aquele(s), aquela(s), aquilo: à, às, àquele(s), àquela(s), àquilo. Veja mais sobre este assunto em Sintaxe -> Emprego da Crase.








      Ortoépia ou Ortoepia
      A palavra ortoépia se origina da união dos  termos gregos orthos, que significa "correto" e hépos, que significa "palavra". Assim, a ortoépia se ocupa da correta produção oral das palavras.
      Preceitos:
      1) A perfeita emissão de vogais e grupos vocálicos, enunciando-os com   nitidez, sem acrescentar nem omitir  ou alterar fonemas, respeitando o timbre (aberto ou fechado) das vogais tônicas, tudo de acordo com as normas da fala culta.
      2) A articulação correta e nítida dos fonemas consonantais.
      3) A correta e adequada ligação das palavras na frase.
        Veja a seguir alguns casos frequentes de pronúncias corretas e errôneas, de acordo com o padrão culto da língua portuguesa no Brasil.
      CORRETASERRÔNEAS
      adivinharadvinhar
      advogadoadevogado
      apropriadoapropiado
      aterrissaraterrisar
      bandejabandeija
      bochechabuchecha
      botecobuteco
      braguilhabarguilha
      bueiroboeiro
      cabeleireirocabelereiro
      caranguejocarangueijo
      eletricistaeletrecista
      empecilhoimpecilho
      estupro, estupradorestrupo, estrupador
      fragrânciafragância
      frustradofrustado
      lagartixalargatixa
      lagartolargato
      mendigomendingo
      meteorologiametereologia
      mortadelamortandela
      murcharmuchar
      paralelepípedosparalepípedos
      pneupeneu
      prazerosamenteprazeirosamente
      privilégioprevilégio
      problemaspoblemas ou pobremas
      próprioprópio
      proprietáriopropietário
      psicologia, psicólogopissicologia, pissicólogo
      salsichasalchicha
      sobrancelhasombrancelha
      superstiçãosupertição
      verrugaberruga
      Em muitas palavras há incerteza, divergência quanto ao timbre de vogais tônicas /e/ e /o/. Recomenda-se proferir:
        Com timbre aberto: acerbo, badejo, coeso, grelha, groselha, ileso, obeso, obsoleto, dolo, inodoro, molho (feixe, conjunto), suor.

        Com timbre fechado: acervo, cerda, interesse (substantivo), reses, algoz, algozes, crosta, bodas, molho (caldo), poça, torpe.



      Prosódia   A prosódia ocupa-se da correta emissão de palavras quanto à posição da sílaba tônica, segundo as normas da língua culta. Existe uma série de vocábulos que, ao serem proferidos, acabam tendo o acento prosódico deslocado. Ao erro prosódico dá-se  o nome de silabada. Observe os exemplos.1) São oxítonas:
        condornovelureter
        misterNobelruim
       2) São paroxítonas:
        austerociclopeMadagáscarrecorde
        caracteresfilantropopudico(dí)rubrica
       3) São proparoxítonas:
        aerólitolêvedoquadrúmano
        alcíonemunícipetrânsfuga
          Existem palavras cujo acento prosódico é incerto, mesmo na língua culta. Observe os exemplos a seguir, sabendo que a primeira pronúncia dada é a mais utilizada na língua atual.



      EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO – ORTOGRAFIA
      Podem ser resolvidas por alunos do Ensino Fundamental II e também do Ensino Médio. Clique no link abaixo para ter acesso ao exercícios. O gabarito será divulgado em breve.


      1. Estão corretamente empregadas as palavras na frase:
      a) Receba meus cumprimentos pelo seu aniversário. 
      b) Ele agiu com muita descrição. 
      c) O pião conseguiu o primeiro lugar na competição. 
      d) Ele cantou uma área belíssima.
      e) Utilizamos as salas com exatidão.

      2. Todas as alternativas são verdadeiras quanto ao emprego da inicial maiúscula, exceto:
      a) Nos nomes dos meses quando estiverem nas datas. 
      b) No começo de período, verso ou alguma citação direta. 
      c) Nos substantivos próprios de qualquer espécie 
      d) Nos nomes de fatos históricos dos povos em geral. 
      e) Nos nomes de escolas de qualquer natureza.

      3. Indique a única seqüência em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
      a) fanatizar - analizar - frizar. 
      b) fanatisar - paralizar - frisar. 
      c) banalizar - analisar - paralisad) realisar - analisar - paralizar.
      e) utilizar - canalisar - vasamento.
       
      4. A forma dual que apresenta o verbo grafado incorretamente é:
      a) hidrólise - hidrolisar. 
      b) comércio - comercializar. 
      c) ironia - ironizar. 
      d) catequese - catequisar.
      e) análise - analisar.

      5. Quanto ao emprego de iniciais maiúsculas, assinale a alternativa em que não há erro de 
      grafia:
      a) A Baía de Guanabara é uma grande obra de arte da Natureza. 
      b) Na idade média, os povos da América do Sul não tinham laços de amizade com a Europa. 
      c) Diz um provérbio árabe: "a agulha veste os outros e vive nua." 
      d) "Chegam os magos do Oriente, com suas dádivas: ouro, incensos e mirra". (Manuel 
      Bandeira)
      e) A Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, foi ornamentada na época de natal.

      6. Marque a opção cm que todas as palavras estão grafadas corretamente:
      a) enxotar - trouxa - chícara. 
      b) berinjela - jiló - gipe. 
      c) passos - discussão - arremesso. 
      d) certeza - empresa - defeza.
      e) nervoso - desafio - atravez.

      7. A alternativa que apresenta erro(s) de ortografia é:
      a) O experto disse que fora óleo em excesso. 
      b) O assessor chegou à exaustão. 
      c) A fartura e a escassez são problemáticas. 
      d) Assintosamente apareceu enxarcado na sala.
      e) Aceso o fogo, uma labareda ascendeu ao céu.

      8. Assinale a opção cm que a palavra está incorretamente grafada:
      a) duquesa. 
      b) magestade. 
      c) gorjeta. 
      d) francês.
      e) estupidez.

      9. Dos pares de palavras abaixo, aquele em que a segunda não se escreve com a mesma letra 
      sublinhada na primeira é:
      a) vez / reve___ar. 
      b) propôs / pu__ eram. 
      c) atrás / retra __ ado. 
      d) cafezinho/ blu __ inha.
      e) esvaziar / e___ tender.

      10. Indique o item em que todas as palavras devem ser preenchidas com x:
      a) pran__a / en__er / __adrez. 
      b) fei__e / pi__ar / bre__a. 
      c) __utar / frou__o / mo__ila. 
      d) fle__a / en__arcar / li__ar.
      e) me__erico / en__ame / bru__a.
      11. Todas as palavras estão com a grafia correta, exceto:
      a) dejeto. 
      b) ogeriza. 
      c) vadear. 
      d) iminente.
      e) vadiar.
      12. A alternativa que apresenta palavra grafada incorretamente é:
      a) fixação - rendição - paralisação. 
      b) exceção - discussão - concessão. 
      c) seção - admissão - distensão. 
      d) presunção - compreensão - submissão.
      e) cessão - cassação - excurção.

      13. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
      a) analizar - economizar - civilizar. 
      b) receoso - prazeirosamente - silvícola. 
      c) tábua - previlégio - marquês. 
      d) pretencioso - hérnia - majestade.
      e) flecha - jeito - ojeriza.

      14. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
      a) atrasado - princesa - paralisia. 
      b) poleiro - pagem - descrição. 
      c) criação - disenteria - impecilho. 
      d) enxergar - passeiar - pesquisar.
      e) batizar - sintetizar - sintonisar.

      15. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
      a) tijela - oscilação - ascenção. 
      b) richa - bruxa - bucha. 
      c) berinjela - lage - majestade. 
      d) enxada - mixto - bexiga.
      e) gasolina - vaso - esplêndido.

      16. Marque a única palavra que se escreve sem o h:
      a) omeopatia. 
      b) umidade. 
      c) umor. 
      d) erdeiro.
      e) iena.

      17. (CFS/95) Assinalar o par de palavras parônimas:
      a) céu - seu 
      b) paço - passo 
      c) eminente - evidente 
      d) descrição - discrição

      18. (CFS/95) Assinalar a alternativa em que todas as palavras devem ser escritas com "j".
      a) __irau, __ibóia, __egue 
      b) gor__eio, privilé__io, pa__em 
      c) ma__estoso, __esto, __enipapo 
      d) here__e, tre__eito, berin__ela

      19. (CFC/95) Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas do seguinte 
      período: "Em _____ plenária, estudou-se a _____ de terras a _____ japoneses."
      a) seção - cessão - emigrantes 
      b) cessão - sessão - imigrantes c) sessão - secção - emigrantes 
      d) sessão - cessão - imigrantes

      20. (CFC/95) Assinalar a alternativa que apresenta um erro de ortografia:
      a) enxofre, exceção, ascensão 
      b) abóbada, asterisco, assunção 
      c) despender, previlégio, economizar 
      d) adivinhar, prazerosamente, beneficente

      21. (CFC/95) Assinalar a alternativa que contém um erro de ortografia:
      a) beleza, duquesa, francesa 
      b) estrupar, pretensioso, deslizar 
      c) esplêndido, meteorologia, hesitar 
      d) cabeleireiro, consciencioso, manteigueira

      22. (CFC/96) Assinalar a alternativa correta quanto à grafia das palavras:
      a) atraz - ele trás 
      b) atrás - ele traz 
      c) atrás - ele trás 
      d) atraz - ele traz

      23. (CFS/96) Assinalar a palavra graficamente correta:
      a) bandeija 
      b) mendingo 
      c) irrequieto 
      d) carangueijo

      24. (CESD/97) Assinalar a alternativa que completa as lacunas da frase abaixo, na ordem em 
      que aparecem. "O Brasil de hoje é diferente, _____ os ideais de uma sociedade _____ justa 
      ainda permanecem".
      a) mas - mas 
      b) mais - mas 
      c) mas - mais 
      d) mais - mais

      25. (CESD/98) Cauda/rabo, calda/açúcar derretido para doce. São, portanto, palavras 
      homônimas. Associe as duas colunas e assinale a alternativa com a seqüência correta.
      1 - conserto ( ) valor pago
      2 - concerto ( ) juízo claro
      3 - censo ( ) reparo
      4 - senso ( ) estatística
      5 - taxa ( ) pequeno prego
      6 - tacha ( ) apresentação musical

      a) 5-4-1-3-6-2 
      b) 5-3-2-1-6-4 
      c) 4-2-6-1-3-5 
      d) 1-4-6-5-2-3

      26. (CFC/98) Assinalar o par de palavras antônimas:
      a) pavor - pânico 
      b) pânico - susto 
      c) dignidade - indecoro 
      d) dignidade - integridade

      27. (CFS/97) O antônimo para a expressão "época de estiagem" é:
      a) tempo quente 
      b) tempo de ventania 
      c) estação chuvosa 
      d) estação florida

      28. (CFS/96) Quanto à sinonímia, associar a coluna da esquerda com a da direita e indicar a 
      seqüência correta.
      1 - insigne ( ) ignorante
      2 - extático ( ) saliente
      3 - insipiente ( ) absorto
      4 - proeminente ( ) notável

      a) 2-4-3-1 
      b) 3-4-2-1 
      c) 4-3-1-2 
      d) 3-2-4-1

      29. (ITA/SP) Em que caso todos os vocábulos são grafados com "x"?
      a) __ícara, __ávena, pi__e, be__iga 
      b) __enófobo, en__erido, en__erto, __epa 
      c) li__ar, ta__ativo, sinta__e, bro__e 
      d) ê__tase, e__torquir, __u__u, __ilrear

      EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO – ORTOGRAFIA – PARTE 2
      (IBGE) Entre as opções abaixo, somente uma completa corretamente as lacunas apresentadas a 
      seguir. Assinale-a: Na cidade carente, os .......... resolveram .......... seus direitos, fazendo um .......... 
      assustador.
      a) mendingos; reivindicar; rebuliço
      b) mindigos; reinvidicar, rebuliço
      c) mindigos; reivindicar, reboliço
      d) mendigos; reivindicar, rebuliço
      e) mendigos; reivindicar, reboliço

      2. (IBGE) Assinale a opção em que todas as palavras se completam adequadamente com a letra entre 
      parênteses:
      a) en.....aguar / pi.....e / mi.....to (x)
      b) exce.....ão / Suí.....a / ma.....arico (ç)
      c) mon.....e / su.....estão / re.....eitar (g)
      d) búss.....la / eng.....lir / ch.....visco (u)
      e) .....mpecilho / pr.....vilégio / s.....lvícola (i)

      3. (TRE-SP) Foram insuficientes as ....... apresentadas, ....... de se esclarecerem os ...... .
      a) escusas - a fim - mal-entendidos
      b) excusas - afim - mal-entendidos
      c) excusas - a fim - malentendidos
      d) excusas - afim - malentendidos
      e) escusas - afim - mal-entendidos

      4. (TRE-SP) Este meu amigo .......... vai ..........-se para ter direito ao título de eleitor.
      a) extrangeiro - naturalizar
      b) estrangeiro - naturalisar
      c) extranjeiro - naturalizar
      d) estrangeiro - naturalizar
      e) estranjeiro - naturalisar

      5. (TTN) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas:
      a) quiseram, essência, impecílio
      b) pretencioso, aspectos, sossego
      c) assessores, exceção, incansável
      d) excessivo, expontâneo, obseção
      e) obsecado, reinvidicação, repercussão

      6. (FT) A alternativa cujas palavras se escrevem respectivamente com -são e
      -ção, como "expansão" e "sensação", é:
      a) inven..... / coer.....
      b) absten..... / asser.....
      c) dimen..... / conver.....
      d) disten..... / inser.....
      e) preten..... / conver..

      7. (U-UBERLÂNDIA) Das palavras abaixo relacionadas, uma não se escreve com h inicial. Assinale-a:
      a) hélice
      b) halo
      c) haltere
      d) herva
      e) herdade

      8. (EPCAR) Só não se completa com z:
      a) repre( )ar
      b) pra( )o
      c) bali( )a
      d) abali( )ado
      e) despre( )ar

      9. (EPCAR) Completam-se com g os vocábulos abaixo, menos:
      a) here( )e
      b) an( )élico
      c) fuli( )em
      d) berin( )ela
      e) ti( )ela

      10. (BB) Alternativa correta:
      a) estemporanêo
      b) escomungado
      c) esterminado
      d) espontâneo
      e) espansivo

      Exercícios novo acordo ortográfico – PARTE 3
      Para que os candidatos a concurso público aprendam o novo acordo ortográfico segue 
      abaixo uma série de questões e exercícios de português dentro do novo acordo ortográfico. 
      Esses exercícios irão auxiliar o candidato a fixar a nova regra gramatical que já está em vigor. 
      São questões sobre quase todo assunto do novo acordo com gabarito para você avaliar se 
      está preparado para essa nova etapa dos concursos públicos. Aguardem mais questões de 
      português para concurso incluído o novo acordo da língua portuguesa.

      1.Assinale a alternativa INCORRETA, segundo o novo acordo ortográfico.
      a) idéia
      b) herói
      c) pólen
      d) Grajaú
      e) princípios 

      2. Assinale a alternativa correta:
      a) Eles vêem
      b) Eles veêm
      c) Eles Lêem
      d) Eles veem
      e) Eles têem

      3.Leia o texto abaixo, cuja acentuação foi omitida:
      “Todas as pessoas que tem muito poder acabam só. Outras que não tem nada são as que veem o mundo de outra maneira, com mais carinho e cuidado com o 
      próximo.” Assinale a opção correta:
      a) Na linha 1, deve ser colocado um acento agudo.
      b) Nas linhas 1 e 2, devem ser colocados dois acentos agudos e um circunflexo.
      c) Na linha 2, devem ser colocados dois acentos agudos.
      d) Na linha 1, deve ser colocado um acento circunflexo.
      e) Nas linhas 1 e 2, devem ser colocados dois acentos agudos.

      4. Considerando-se as palavras família, ônibus, constrói, feiura e pára assinale a única 
      descrição quanto à acentuação que não se refere a uma delas:
      a) A palavra é acentuada porque é uma paroxítona terminada em ditongo crescente.
      b) A palavra é acentuada porque é uma proparoxítona.
      c) A palavra não é acentuada por conter i tônico depois de um ditongo.
      d) A palavra é acentuada porque é uma oxítona terminada em ditongo aberto.
      e) A palavra é acentuada porque é um diferencial de tonicidade.

      5. Assinale a alternativa CORRETA, segundo o novo acordo ortográfico:
      “O pronunciamento do parlamentar na _____________da peça de teatro teve repercussão na 
      impressa, de modo que o outro Deputado, ao desembarcar do seu _____________ rumo à 
      cidade de _____________, no estado do _____________ também falou sobre o assunto: Os 
      que ________________ jornais saberão do que estou falando”
      a) Estréia – vôo – Parnaíba – Piauí – lêem
      b) Estreia – vôo – Parnaiba – Piaui – lêem
      c) Estreia – voo – Parnaíba – Piaui – leem
      d) Estreia – voo – Parnaíba – Piauí – leem
      e) Estreia – voo – Parnaíba – Piauí – lêem 

      6. Das palavras seguintes, há uma em que a grafia está errada. Assinale o item em que isto 
      ocorre:
      a) girassol – pontapé –paraquedas
      b) ex-presidente – subumano – além-mar
      c) superinteressante – superamigo – interescolar 
      d) circum-navegação – pan-americano – interestadual
      e) superresistente – superinteressante – anti-inflamatório

      7.Assinale, nas séries que se seguem, aquela em que pelo menos uma palavra apresenta erro 
      de grafia:
      a) hipermercado – intermunicipal – superproteção 
      b) anti-higiênico – coerdeiro – sobre-humano 
      c) super-homem – autoescola – infra-estrutura
      d) infraestrutura – anteontem – autoestrada.
      e) semiaberto – anteontem – autoestrada.





      Exercícios da Nova Ortografia para Concursos Públicos com Gabarito

      1. frase em que ocorre ERRO quanto à acentuação gráfica é:
      a) Eles têm confiança no colega da equipe.
      b) Visitou as ruínas do Coliseu em Roma.
      c) O seu sustento provém da aposentadoria.
      d) Descoberta a verdade, ele ficou em maus lençóis.
      e) Alguns ítens do edital foram retificados.

      Gabarito:E


      2.Exercícios do Novo Acordo Ortográfico 1. Levando-se em consideração o que está previsto na ortografia oficial vigente, é correto afirmar que: o vocábulo “têxtil” , que segue o padrão de flexão do vocábulo pênsil, é acentuado também na forma plural; “obsolescência” é vocábulo que segue o padrão do vocábulo ciência, no que se refere ao emprego de sinal de acentuação; a acentuação gráfica do vocábulo “déspotas” também é empregada quando o vocábulo é grafado na forma singular.

      Certo ou Errado

      Gabarito: Certo

      3. Exercícios da Nova Ortografia 4 para 8º e 7º ano. Assinale a palavra que tenha sido acentuada seguindo a mesma regra que distribuídos.
      a) sócio
      b) sofrê-lo
      c) lúcidos
      d) constituí
      e) órfãos

      Gabarito: D


      4.Continuarei....